Sobre Planetários  /  Tecnologias

Existem duas “linhas” principais de projetores de planetários: o projetor ótico-mecânico e os projetores digitais fulldome.

A tecnologia de projeção do céu estrelado capaz de reproduzir com a máxima fidelidade e precisão científica o firmamento assim como visto a olho nu é a tecnologia de fibras-óticas desenvolvida e patenteada pela empresa alemã Carl Zeiss. Este é o “estado da arte” na reprodução do firmamento, as assim chamadas “estrelas Zeiss”.

Com esta tecnologia os céus do Hemisfério Norte e Sul com aprox. 7.000 estrelas (até a magnitude 6.3) são projetados através de filamentos específicos dedicados para cada estrela, proporcionando a perfeição do tamanho (diâmetro do ponto luminoso tal qual cada estrela é vista no céu) e magnitude (intensidade de brilho aparente de cada estrela). A tonalidade de cor das principais estrelas é obtida através da coloração da fibra-ótica responsável pela projeção desta determinada estrela. O alto contraste entre o brilho pontual de cada estrela por fibra-ótica e o fundo negro do céu proporciona o efeito visual de profundidade, assim reproduzindo a sensação de distância entre as estrelas e a visão “tridimensional” da abóbada celeste. Um dispositivo mecânico, também desenvolvido e patenteado pela Carl Zeiss, interrompe o fluxo de transmissão da luz a ser projetada pelas fibras-óticas, assim reproduzindo a interferência da atmosfera no caminho da luz das estrelas até nós, recriando no planetário a cintilação das estrelas.  

A tecnologia digital fulldome deve complementar as apresentações do firmamento por fibras-óticas / aulas de astronomia, além de proporcionar a abrangência multidisciplinar do Planetário & Teatro Digital. Porém, esta tecnologia deve ser muito bem definida, sendo necessária a interligação de todo o sistema, além do adequado grau de luminosidade dos projetores digitais, para que estes não ofusquem o brilho das estrelas por fibras-óticas.

A tecnologia digital fulldome cobre a cúpula do planetário em sua totalidade com imagens astronômicas, ou de qualquer outra natureza, ampliando o conceito do planetário tradicional para o de um teatro digital onde todas as matérias são contempladas.

Os projetores digitais Velvet da empresa alemã Carl Zeiss superaram as expectativas de todos os cientistas, físicos e pesquisadores. A Carl Zeiss não apenas superou o contraste efetivo de 60.000 : 1 dos projetores digitais até então desenvolvidos, como atingiu o inimaginável contraste efetivo de 2.500.000 : 1 em uma única projeção.

SKYMASTER ZKP4

Equipamentos

Projetor óptico-mecânico por fibras óticas desenvolvido pela Carl Zeiss e protegido por patente mundial de invenção. “Estado da arte” na reprodução do firmamento.

VELVET

Sessões

Desenvolvido pela Carl Zeiss e protegido por patente mundial de invenção, o Velvet fascina pelo contraste efetivo único de 2.500.000:1.

powerdome® III

Planetários Digitais

O último lançamento powerdome® III revolucionou a maneira de controlar a performance do planetário, através da nova e moderna estação de comando.

OMNIS LUX

Planetários Digitais

Conheça os principais trabalhos realizados pelo Grupo Omnis Lux em seus mais de 25 anos de experiência.




MAPA DO SITE

© OMNIS LUX - Astronomia & Projetos Culturais • www.omnislux.com.br • +55 (11) 5579-7072