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Abaixo estão alguns dos importantes termos  usados para as especificações técnicas dos sistemas planetários & teatros digitais.  Conhecê-los é muito importante para uma escolha consciente.

Localização
dos Projetores

O diagrama mostra onde os projetores estão localizados. Em sistemas de múltiplos projetores, cada projetor cobre uma parte da cúpula e é combinado com os outros em uma imagem fulldome sem emendas aparentes.

um projetor dois projetores seis projetores
     
Brilho Mencionamos o brilho com base no total de brilho fornecido pelo fabricante para cada projetor. O brilho real que você vai ver na cúpula é baseado em uma série de fatores adicionais exclusivos para cada cúpula.
Resolução Os três termos utilizados abaixo para a contagem de pixels (total, unique, e dome arc pixel) são, cada um uma forma de definir a resolução. O primeiro, o total pixels, é a forma menos confiável para descrever a resolução porque a natureza de projetar uma imagem retangular em uma superfície esférica não usa todos os pixels do projetor, mesmo em um único projetor (sistema de olho de peixe). Para comparar sistemas é melhor utilizar os valores de unique pixels, ou dome arc pixels.
Total pixels

Se você simplesmente adicionar todos os pixels alimentados com todos os projetores teremos o que chamamos de total pixels.

Uma vez que todos estes números de pixels não são utilizados na imagem projetada na cúpula, o total pixels não é útil na determinação da resolução em uma cúpula. Os dois termos seguintes representam pixeis reais que formam a imagem.
Unique pixels

Não são todos os pixels que saem do projetor que são aproveitados na cúpula de projeção. Com o blending entre os projetores (união das imagens dos projetores que compõe o sistema), muitos pixels são duplicados (projetados um sobre o outro) na junção das imagens. Na realidade, a diferença entre os pixels projetados e o verdadeiro “unique pixels” que contribui para a resolução pode ser enorme!

Para fornecer comparações justas, os cálculos estimados de pixels que são perdidos ou duplicados devem ser executados. A Sky-Skan lista “unique pixels” como o resultado deste processo de formação da imagem, portanto podemos avaliar corretamente a resolução do sistema.
Dome arc pixels
Assim como com os unique pixels, podemos calcular com precisão a contagem de pixels através de qualquer grande círculo sobre a cúpula (linha pontilhada no diagrama).
Contraste

Contraste é especificado como a razão entre o branco mais brilhante para o preto mais escuro. Ao contrário de brilho e resolução, o contraste não é diretamente afetado pelo masking e blending..

Usamos a mensuração de contraste fornecida pelo fabricante do projetor. Não  utilizamos o contraste dinâmico ou características semelhantes.
Tecnologia

Existem três categorias principais de tecnologia de projeção que são utilizadas atualmente: LCD, DLP e LCoS. Cada um tem características diferentes, com LCoS provando o mais alto desempenho. DLP oferece uma mistura de desempenho e baixo custo. LCD oferece o menor custo.

Funcionalidades
Recomendado para cúpulas portáteis (móvel) Recomendado para cúpulas de até 10m de diâmetro. Recomendado para cúpulas de 10m até 15m de diâmetro. Recomendado para cúpulas de 15m até 20m de diâmetro. Recomendado para cúpulas maiores de 20m de diâmetro.
         
   
  Estes sistemas são capazes de 60 quadros por segundo em tempo real e reprodução. Estes sistemas também estão disponíveis na versão Definiti 3D estereoscópico. Estes sistemas estão disponíveis para cúpulas inclinadas ou não inclinadas (com o horizonte nivelado).  

 

 

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